terça-feira, 13 de outubro de 2020

O maior de Ti

Nunca conheci  antes ninguém tão pequeno e tão grande.

Minto, talvez a Céu Gaspar, a que me ofereceu na faculdade o papalagui, assinado por toda a turma e professores.

Tu, como ela tens ainda maior que ela algo gigante: o coração.

Mas existem corações grandes em muitos de nós. A questão é a forma com lidas com ele, como o teu cérebro viaja em conjunto com ele e como constróis uma realidade simples que te basta, quando o teu cérebro visionário vê muito mais que isso.

Outra coisa apaixonante em ti, são os olhos. Já o referi algumas vezes: nunca conheci alguém que mexa assim os olhos excepto há pouco tempo mais uma pessoa, embora mais lentamente - o meu filho.

Sempre admirei o cérebro humano, desde as minhas primeiras leituras sobre Broca e outros. Procurava-o e ainda procuro nos cientistas e filósofos do ocidente e do oriente.

Alguns cérebros são no entanto como aqueles relógios suíços, para os quais ficamos apenas a olhar e a contemplar. Como um campo de Cevada. É assim o teu, em todo o conjunto, Por isso ficas guardada aqui, nos meus campos de cevada, nas coisas e pessoas que se não existisses e eu tivesse uma oportunidade e as conseguisse imaginar, as pediria a um ser qualquer que fosse capaz de ser criador.

Como em Tempos

 Como em tempos, lembro-me de alguém dizer, conheci alguém quase como tu, e parece tê-lo ouvido de novo. Como em tempos senti que não precis...